
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), revelou nesta quarta-feira (28) que o governo federal estuda enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei que unifique todas as propostas sobre o fim da escala de trabalho 6×1.
Em entrevista coletiva, Gleisi deve tomar uma decisão sobre o envio do novo texto após o Carnaval.
“Nós estamos vendo qual é a melhor forma de fazer com que se efetive. Não está descartada a possibilidade do governo mandar um projeto para unificar todas as propostas. Nós estamos discutindo isso e logo após o Carnaval a gente deve ter uma decisão nesse sentido”, informou a ministra.
A redução na jornada de trabalho é uma das prioridades do governo para 2026. De acordo com Gleisi, a expectativa é que a medida seja aprovada pelo Congresso ainda neste primeiro semestre.
O fim da escala 6×1 também vem sendo articulada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos. O governo defende que o projeto tenha uma escala máxima de 5×2 (cinco dias de trabalho e dois de folga), uma jornada de 40 horas semanais (atualmente é de 44 horas semanais) e sem redução salarial.
Gleisi revelou ainda que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) se comprometeu em pautar o tema na Casa ainda neste semestre.
“Nós conversamos sobre o projeto de lei pelo fim da escala 6×1. Ele (Motta) é muito simpático em colocar (em votação), mas nunca nos diz que asseguraria a aprovação. Sempre nos assegurou e colocaria para discussão e nós, com certeza, trabalharemos pela aprovação”, disse a ministra.
“Para mim, o fim da escala 6×1 se assemelha à isenção do imposto de renda até R$ 5 mil. Todo o mundo achava impossível aprovar essa isenção e aprovamos por unanimidade nas duas casas do Congresso. Quando você tem a opinião pública, mostra a justeza da proposta, acho que a Casa se mostra sensível”, finalizou.
