domingo, 21 julho 2024
26.9 C
Camaçari
spot_img

últimas postagens

Secti inaugura maior Espaço Maker público do Norte e Nordeste em Camaçari

Um espaço gratuito compartilhado para práticas laborais e educativas em tecnologia e inovação. Esse é o maior Espaço Fazer (Maker Space) público do Norte e Nordeste do Brasil, inaugurado nesta segunda-feira (17) em Camaçari, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). A ação do Governo da Bahia, executada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com Governo Federal, tem o investimento de R$ 1 milhão, proveniente de emenda do então deputado Luiz Caetano.

O local estimula a inovação nas áreas de marcenaria, eletrônica, robótica e fabricação digital, visando o desenvolvimento de pesquisas, projetos e ideias inovadoras. O objetivo é criar produtos e atender às demandas do setor produtivo. O público-alvo inclui estudantes, empreendedores e desenvolvedores de novas tecnologias e protótipos. A infraestrutura do local conta com 20 impressoras 3D, quatro scanners 3D, quatro máquinas CNC Laser, 42 notebooks, 30 kits de robótica, 48 canetas 3D, 40 kits arduino, dentre outros equipamentos. Informações sobre o agendamento podem ser solicitadas pelo e-mail inovacao.cam@ifba.edu.br.

Foto: Ascom/Secti

Presente na inauguração, o secretário da Secti, André Joazeiro, destaca que o local também servirá para capacitar professores. “Além de você poder vir aqui e desenvolver projetos, esse espaço vai ser utilizado para capacitar professores da rede pública de ensino de toda Bahia. Depois dessa rede formada, poderemos multiplicar esse ambiente. Isso aqui é o primeiro passo de uma política de interiorização. Uma vez treinados aqui, o profissional pode ir a outros lugares e transmitir o conhecimento”.

Para a reitora Luiza Mota o Espaço Fazer irá agregar para a área de inovação e educação da cidade. “Um espaço de formação, tanto para o ensino médio, educação básica, como para o ensino superior. E nós queremos aproveitar para reciclar, para dar formação continuada aos nossos docentes. Além disso, para nós que temos como missão o desenvolvimento local, é muito importante termos essa integração com o território de Camaçari. Queremos trazer para dentro do Ifba os empreendimentos, as escolas e a sociedade civil para que eles possam usufruir desse equipamento”, afirma.

Foto: Ascom/Secti

O coordenador de Tecnologia Social e Sustentabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Vinicius Almeida, ressalta que os atores de inovação podem usar o ambiente para gerar produtos que beneficiem a comunidade local. “O que pensamos com esse projeto é que as pessoas possam analisar as expertises da região. Vocês têm um polo industrial aqui muito grande. A ideia é que o ecossistema aproveite o espaço de maneira efetiva, levantando as necessidade da região e trabalhando em cima da inovação para trazer um retorno local”.

O evento também contou com a presença da deputada federal Ivoneide Caetano, do ex-deputado Luiz Caetano, do chefe de Gabinete da Secti, Marcius Gomes, dos vereadores do município, Tagner Cerqueira e Vaval, do coordenador-geral do Sindticcc, Antônio Ubirajara (Bira), do diretor Geral do Ifba de Camaçari, Lucio Marcos Silva, do superintendente de Inovação da Secti, Agnaldo Freire, entre outras autoridades.

Latest Posts

TV SINDTICCC - BA