quinta-feira, 30 maio 2024
26.9 C
Camaçari
spot_img

últimas postagens

Camaçari recebe mutirão de serviços gratuitos com a Caravana de Direitos Humanos nesta quarta-feira (8)

Foto: Ascom/SJDH

Comunidade escolar de Camaçari terá acesso a serviços de cidadania, como a emissão da segunda via do RG e atendimento para desconto na conta de luz da Coelba a partir da troca de materiais recicláveis, por meio da Caravana de Direitos Humanos. A ação, coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) chega ao Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas nesta quarta-feira (8), das 10h às 16h, e ficará até a quinta-feira (9), das 9h às 16h, ofertando à população diversos serviços gratuitos.

No mutirão, equipes estarão a postos para atender a população da região e da comunidade escolar. O atendimento se dará mediante retirada de senha. Documentação civil (RG, certidões de nascimento e casamento); atendimento da Embasa e Coelba para questões relacionadas às contas/faturas; orientação para retificação de prenome e gênero à pessoa LGBTQIAPN; Intermediação de mão de obra com o SineBahia; atendimento com o Procon-BA para dúvidas, orientações e reclamações, estão entre os serviços que serão ofertados.

A população contará, ainda, com profissionais da saúde à disposição para aferição de pressão arterial e teste glicemêmico. Já para as pessoas com deficiência e com neurodivergências, será disponibilizada consulta, cadastro e/ou emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência- CIPTEA, e do Passe Livre Intermunicipal. Para esses atendimentos, haverá intérprete de Libras.

Além dos serviços, a Caravana de Direitos Humanos leva mais de dez oficinas e palestras aos 3 mil alunos do Colégio, com o objetivo de incrementar o tema da Educação e Cultura em Direitos Humanos no calendário escolar da rede pública de ensino. A formação será no dia 8, pela manhã, direcionada aos estudantes, professores e equipes pedagógicas.

Parceiros

Coordenada pela SJDH, a Caravana integra as estratégias de acesso à justiça e promoção da cidadania, direcionada a públicos mais vulneráveis. Para isso, conta com uma forte atuação em rede, a partir dos parceiros estratégicos: secretarias da Educação (SEC); Segurança Pública (SSP)/Departamento de Polícia Técnica; Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri); além da Embasa; Coelba/Neoenergia; Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA); e Defensoria Pública do Estado.

Latest Posts

TV SINDTICCC - BA