segunda-feira, 15 abril 2024
26.9 C
Camaçari
spot_img

últimas postagens

Economia brasileira cresce 2,9% em 2023

Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil

A economia brasileira encerrou 2023, primeiro ano do terceiro mandato de Lula, estagnada, mas os bons resultados dos primeiros trimestres contribuíram para um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9% no ano passado. O número foi divulgado nesta sexta-feira, 1º, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número fechado do crescimento 2023 surpreendeu positivamente. No início do ano, as previsões dos analistas para o desempenho da economia eram bem mais modestas. Não passavam de um crescimento de 1%. Se essas projeções se confirmassem, apontariam para uma desaceleração relevante em relação a 2022, quando o PIB avançou 3%.

“O ano de 2023 terminou bem melhor do que se imaginava”, afirma Alessandra Ribeiro, economista e sócia da consultoria Tendências.

O resultado do PIB do ano passado ficou dentro do esperado pelos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, cujo intervalo variava de alta de 2,8% a 3,2%. Mas veio um pouco abaixo da mediana das previsões, que era de recuo de 3%

Luiz Guilherme Gerbelli/Estadão Conteúdo

Latest Posts

TV SINDTICCC - BA