O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que a fábrica da BYD em Camaçari deve iniciar sua operação até janeiro de 2025. O prazo foi dado nesta segunda-feira (5), durante entrevista coletiva em reunião do G20 em Salvador.
Segundo o governador, um staff da montadora chinesa virá à Bahia no próximo mês para acompanhar o andamento das obras da unidade. “O ritmo da construção está muito bom”, declarou Jerônimo.
O governador disse que, além de carros híbridos e elétricos, a intenção é que a fábrica também possa adotar uma linha de produção de baterias.
De acordo com o portal UOL, o vice-presidente sênior da BTD, Alexandre Baldy, reclamou da demora do governo federal em processar um pedido para regime de exceção tarifária de máquinas para a fábrica da empresa, que funcionará no mesmo espaço da antiga Ford.
A queixa foi feita em reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmein, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços),
Por causa do entrave burocrático, equipamentos da companhia estão parados no Porto de Salvador há cerca de dois meses, o que poderia atrasar o início da produção, previsto para dezembro, em regime pré-série.
Após a reclamação pública, o UOL diz ter apurado que Alckmin se comprometeu a buscar uma solução rápida para a questão, um sinal de otimismo para a BYD em meio à burocracia.